quinta-feira, 23 de outubro de 2008

As faces da violência

A violência vem sendo praticamente o maior terror, tanto para os brasileiros como para o resto do mundo. Todos os dias estamos sujeitos a sofrê-la e até a presenciá-la. O conceito mais provável para a violência seria que ela é todo o ato que desrespeita a existência do ser humano e os direitos dos mesmos. Até uma pequena palavra dita a outra pessoa, pode ser considerado um ato violento.
Com o nosso amadurecimento, aprendemos que a violência existe desde os tempos primórdios e que aumenta gradativamente à medida que a população e a ambição humana crescem. Para alguns, violência é sinônimo de poder e respeito.
Antigamente, acreditava-se que a violência só partia das camadas mais pobres da população e posteriormente concluíram que não: é muito comum ver jovens de todas as classes sociais entrando nessa "onda mortal" e que às vezes, eles não têm limites em casa e acabam tendo com a lei.
Quantos conflitos que pedem paz e acabam usando a violência já não vimos? Um exemplo disto foi o movimento contra o Apartheid, liderado por Nelson Mandela e recentemente, os protestos contra a China a favor da independência do Tibet, no qual alguns deles usaram a violência. Já no Brasil, ocorreu a Ditadura Militar que, em nome do poder, usaram-na (a violência) excessivamente.
No Brasil, há algumas instituições que ajudam as pessoas que querem sair da criminalidade, o problema é que só alguns querem. Também há cadeias que todos os dias ganham novos "hóspedes", mas nãoé o suficiente, pois se prisão fosse remédio eficaz contra a violência, ela diminuiria e não aumentaria.

Um comentário:

Anônimo disse...

valew amiguxa!!!