domingo, 29 de março de 2009

A Hora do Planeta


Ontem foi o dia da chamada "A Hora do Planeta", organizada pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza), no qual consistia em apagar as luzes por 60 minutos, das 8:30 as 9:30 da noite, com o objetivo de sensibilizar os políticos e autoridades a tomar mais ações para reduzir as emissões de carbono.
Ao todo, foram 88 países participantes, incluindo o Brasil.
Vários monumentos históricos, lugares públicos entre outros, tiveram suas luzes apagadas, além de várias pessoas ajudarem, e lógico que eu também participei, pois essa atitude é uma questão de consciência, preocupação e respeito com a Terra.
O WWF disse que a resposta ao chamado é uma clara amostra da preocupação pública em todo o mundo pelo avanço do aquecimento global.

Fronteira está desaparecendo por conta do aquecimento

A fronteira da Itália com a Suíça foi definida pela crista da geleira em 1941.
Mas em alguns pntos, o gelo já teria desaparecido, e segundo o deputado italiano Franco Narducci, a linha do cume nem sempre coincide com a da rocha que está por baixo.
Depois do acontecido, as medições deverão ser feitas com o uso de aviões.
Por conta da diminuição das geleiras, o conceito de fronteira fixa deverá acabar e deve-se introduzir o de fronteira flexível, que muda de acordo com o derretimento do gelo.
O projeto de lei para mudar a fronteira, foi apresentado ao Palarmento italiano pelo ministro das Relações Exteriores, Franco Frattini, e deverá ser votado em abril.

Matéria completa:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2009/03/090324_alpesitaliasuicaav.shtml

sábado, 28 de março de 2009

Discurso sem-noção


No dia 26 de março, quinta-feira, Lula se encontrou com Gordon Brown, primeiro-ministro britânico.

Quando o assunto foi crise,Lula disse que ela não foi causada pelo pobre,negro e nem pelo índio. Mas ele não mediu esforços ao dizer que a situação na qual vivemos hoje, foi provocada por pessoas irracionais, brancas e de olhos azúis. Vocês leram direito? IRRACIONAIS, BRANCAS E DE OLHOS AZÚIS.

Não teria sido mais fácil ele dizer que foi por conta dos imóveis e tudo aquilo que expliquei aqui, se ele souber o que ralmente de fato provocou a crise, ao invés de ter expressado racismo e um tanto de xenofobia?

Absurdo na Ucrânia

O prefeito de Kiev, Leonid Chernovetsky, da Ucrânia, decidiu cortar o dinheiro investido na saúde, fechar várias escolas, além de quadruplicar o preço dos transportes públicos.
Ele é um ex-banqueiro e para compensar o déficit, tomou tais medidas que levou muitas pessoas a protestarem, pedindo o fim das medidas e que Chernovetsky deixe o cargo.
Certo que estamos em crise e que a Europa sofre bastante com ela, mas será que foi necessário tomar ações tão radicais?

domingo, 15 de março de 2009

Desigualdades


O Brasil é um país baseado no capitalismo, e como sabemos, onde há este tipo de sistema econômico, há desigualdade social, salários com diferenças enormes, entre outros. Além das pessoas serem valorizadas pelo que tem e não pelo caráter. De acordo com pesquisas internacionais, o Brasil é o país em que mais se pagam impostos.

Várias pessoas são marginalizadas (que ficam à margem da sociedade) e acabam não conhecendo seus direitos. Essas pessoas são confinadas a salários pequenos- quando conseguem emprego - e muitas vezes não conseguem usufluir de seu dinheiro. O salário mínimo é muito baixo para viver neste mundo, só dá para comprar o necessário (comida, por exemplo) e o que resta é para os impostos.

Com certeza, essas pessoas não querem só comida, elas querem e precisam se divertir para esquecer um pouco da dor de viver em um mundo tão desigual e as vezes, injusto. E agora, a pergunta que todos fazem: Como as autoridades querem acabar com as desigualdades se cada vez mais aumentam o preço de alguns serviços? Será que a extinção da pobreza é possível?

sábado, 7 de março de 2009

Tratamento pioneiro na China

Dakota Clarke, uma menina britânica de dois anos de idade, nasceu com uma doença rara que provoca cegueira. Ela foi submetida a um tratamento no hospital de Qingdao, na China.
O tratamento consiste em retirar células-tronco do cordão umbilical da própria criança e injetá-las na corrente sanguínea, corrigindo as células danificadas.
Após o tratamento, Dakota conseguiu ver contornos e cores dos objetos, além de distinguir luzes à sua volta. Os seus pais definiram o tratamento como um milagre.
O tratamento é considerado pioneiro e cerca de 15 pessoas já foram tratadas com ele.
Se quiser ver a matéria completa, aqui está o link:http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/2009/03/090305_cegueira_tronco_dg.shtml