domingo, 16 de maio de 2010

Olhar poderoso: aprenda os truques!


Atire a primeira pedra a mulher que nunca penou para aplicar uma sombra. Marcar o côncavo, combinar cores, esfumaçar, contornar os cílios... São tantas as tarefas, que não é difícil se perder. Mas, calma, tudo é uma questão de prática. Ao contrário do que se pensa, fazer um make legal não é nenhum bicho de sete cabeças. Aprenda truques e dicas e se torne especialista no assunto!
Com a pele preparada, é hora de trabalhar os olhos. O primeiro passo é conhecer a linguagem mais comum nesse tipo de maquiagem e saber como chegar ao efeito proposto. Esfumaçar, por exemplo, significa espalhar a sombra de modo com que o produto fique sem sinais evidentes, como se fosse uma fumaça mesmo. “Aplique a sombra com um pincel arredondado do canto da pálpebra até a metade de onde quer fazer o esfumaçado. Com delicadeza, vá passando o pincel nas extremidades até tirar as marcas da sombra”, orienta Evandro Riboli, do salão Yes Jardins, de São Paulo.
E marcar o côncavo?
Nada mais é do que ressaltar a dobra das pálpebras. Faça isso com um pincel chanfrado (aquele com as cerdas em diagonal), começando pelo canto externo dos olhos. Em seguida, esfumace o produto para cima com um pincel arredondado. Mas o profissional alerta: é preciso tomar cuidado para criar esse efeito. Há pessoas em que a dobra não é muito evidente e “forçar” uma divisão pode ficar artificial. Nesse caso, a melhor saída é esfumaçar os olhos usando o globo ocular como base.
Para a aplicação
Há quem diga que prefere os dedos para espalhar melhor a sombra. De acordo com Evandro, isso não é errado, porém, com pincéis adequados é possível conseguir um efeito melhor. Em alguns casos, aplicar o produto com o pincel molhado pode até fazer o make durar mais tempo. Mas, para isso, é preciso que a sombra seja de boa qualidade. Caso contrário, irá deixar a cor apagada e será mais difícil esfumaçar.
Bê-á-bá do make
De preferência, sempre comece a maquiagem pela sombra mais clara. Assim, não será difícil esfumaçar a escura depois. O ideal é passar o produto somente na pálpebra e esfumaçá-lo. Isso vale principalmente para quem quer usar um tom mais forte, como o preto. Para criar um degradê, aplique a sombra clara e mescle a sombra escura do lado oposto. “Se necessário, esfumace a sombra clara novamente até obter o degradê perfeito”, salienta Evandro.
Paleta de cores
Para que a maquiagem fique deslumbrante, a combinação certa das cores é fundamental. O preto é o mais democrático, podendo ser usado com qualquer outro tom. Já o marrom, você pode misturar com nuances peroladas, como verde e azul. O ideal é testar e ver o que cai bem. “Por exemplo, verde e rosa não se usa muito. Duas cores muito vibrantes não ficam legal. Opte sempre por um tom neutro somado a outro mais forte para dar o contraste”, ensina o especialista.
As opções para se usar durante o dia são bastante variadas. A escolha depende da situação e do estilo de cada mulher. “Mas, para não errar, aposte nas mais claras ou com tons neutros, como marrons, beges e douradas, combinadas com um batom discreto”, indica a beauty stylist Eva Brito, consultora da marca Verídica It. Para um make noturno, deve-se observar principalmente a roupa que a pessoa usará na ocasião. O esfumaçado preto no canto do olho é sempre a melhor opção aliada a uma cor mais viva.
Amigo delineador
Precisão e mãos firmes são as palavras-chave para o manuseio desse produto. Se você ainda não tem segurança para fazer o contorno dos olhos com um delineador líquido, a dica é iniciar o traço com um lápis preto e depois cobri-lo. E nunca continue a maquiagem nos olhos sem que esse produto esteja completamente seco, pois pode borrar. Se quiser fazer um olhar “gateado”, puxe o traçado nos cantos externos dos olhos com o cuidado para não exagerar. Apesar do make esfumaçado estar bastante em alta, o tipo gatinha também não saiu de moda.

Nenhum comentário: