domingo, 18 de outubro de 2009

Concretização de um país

O passado histórico do Brasil nos persegue até os dias de hoje. Desde o seu "descobrimento" até este exato momento, atitudes tomadas poderão refletir numa geração futura. O que chamamos de "descobrimento", não passou de uma invasão onde pessoas movidas pela ambição massacraram e exploraram os nativos que aqui viviam. Diziam que a terra não tinha dono por não estar registrado em um simples pedaço de papel.
A realidade que ronda a "terra das palmeiras" está bem em frente aos nossos olhos e só não vê quem não quer: nos assuntos políticos ainda está presente a questão agrária e indígena; a violência é uma epidemia que só tende a crescer no território se medidas não forem tomadas tanto pelo governo quanto pela própria população, medidas essas que correspodem à punições mais severas aos criminosos com a devida investigação dos fatos e a perda do medo de denunciar atos que são incorretos perante a lei.
O Brasil ainda é um "bebê" em relação a outros países que se apresentam como verdadeiros monstros em relação ao desenvolvimento econômico e social, além de serem modelos. Mas, será possível a formação de um Brasil respeitado se cada vez menos as pessoas se interessam em fazer seu papel de cidadão, seria possível se alguns deslizes políticos são motivos de piada e de uma imagem ruim do Brasil que se tem no exterior?

Nenhum comentário: